O Auto-Pensante

Women's mind,
by Asky Klafke
O Auto-Pensante
          filosofia barata & amizades caras

26/12/2013

Dependência



Aqui na Irlanda, tem apenas dois dias no ano em que as lojas não abrem: Natal e Sexta-feira Santa (Good Friday), e a véspera destas datas, acreditem, é uma loucura! E embora a véspera do natal possa parecer compreensivo, pessoas esquecidas comprando coisas de última hora... mas não, não é disso que falo... falo de dependência mesmo! Dependência não-química, dependência psicológica - embora tudo acabe sendo químico!

A simples idéia da abstinência, de que não haverão pubs, bares, restaurantes, lojas, supermercados, farmácias, postos de gasolina, bancas de jornal... nada aberto, apavora! As pessoas se desesperam, correm aos mercados, se estocam para o dia seguinte, onde, aborrecidas, terão que enfrentar um dia inteiro sem comprar nada! E para não dizer que não há nada, sempre se acha uma lojinha indiana aberta, mas não é a mesma coisa...

E qual é o item mais consumido nestas vésperas? Claro, o álcool. Os off-licences são superconcorridos, e nos mercados o álcool ainda é o campeão de vendas: ajuda a enfrentar o tédio, junto com a TV, que inibe o silêncio desconfortante, que sem ela teria que ser quebrado com uma conversa.

É, camaradinha, sabe aquele papo de se reunir em frente à lareira com uma xícara de chá quentinho pra jogar conversda fora? Furado! Coisa de filme, apenas... a realidade é outra! Os cérebros já foram tostados e reprogramados com as necessidades básicas do mundo moderno - o consumo! A economia mundial baseia-se no consumo, quem não sabe? Sem consumo não há emprego, a economia não anda. Produz-se cada vez mais, com cada vez menos qualidade, garantindo assim a necessidade da troca. E se não quebrar, vai ficar obsoleto, pois a linha de produção não para, e você não precisa se sentir culpado em jogar fora um celular que ainda funciona... afinal, quem não merece um modelo novo?

E a mensagem nem podia ser mais ser mais subliminar... bebês já nascem com a tendência, e se tornarão crianças eletro-ciber-digitais, e com menos de dois anos já manipulam tablets, celulares e computadores, sob os olhares orgulhosos dos pais e avós...

Isso pode parecer bonitinho, mas não é. É preocupante e assustador! Estamos regredindo na escalada da evolução, e em breve seremos incomunicáveis sem aparelhos eletrônicos, e a ideia de conversar com alguém em carne e osso vai nos deixar desconfortáveis, e mesmo assustados.

Por isso camaradinha, menos coisas, mais valores! Bens materiais, demais, te aprisionam, criam dependência, e dependência nenhuma é boa... principalmente aquela que você não assume que tem, pois afinal, como qualquer outra dependência, é um problema dos outros, pois VOCÊ, como todos dizem, pode parar a hora que quiser... mas não quer.


Beleza, engula mais uma pílula e finja-se de feliz!

No comments: