O Auto-Pensante

Women's mind,
by Asky Klafke
O Auto-Pensante
          filosofia barata & amizades caras

11/08/2009

Discutir x Conversar


Quem tem opinião discute - analisa, questiona, defende pontos de vista contrários, debate, põe em dúvida o estabelecido, contesta, de maneira exaltada e apaixonada. Quem conversa, oras, apenas troca palavras, discorre sobre qualquer assunto, mesmo que com paixão - um palestrante!

Venho aqui reativar O Auto-Pensante. Solitário, já o sei, pois pelos posts passados acabei por ferir egos, discutindo o que queriam conversar. Falha minha, que não deixei claro os finalmentes do blog, falha doutrém, que misturou ataque à idéia com ataque à pessoa.

E por ser solitário, irá caracterizar ainda mais o título: Auto-, antepositivo com o valor de autonomia. Pensante: adjetivo de dois gêneros - aquele que pensa, raciocina. Assim, aquele que pensa, executa a ação de pensar - verbo que descreve a ação do pensante, verbo (transitivo direto, indireto e intransitivo) que significa submeter algo ao processo de raciocínio lógico, ter atividade psíquica consciente e organizada, exercer a capacidade de julgamento, dedução ou concepção, refletir sobre algo...

Mas pra que tudo isso? Para discutir? Agora? Abaixo as discussões de chás e bolachas - isso é papear. Viva a peixeira e dedo em riste! Isso é discutir.

No comments: