O Auto-Pensante

Women's mind,
by Asky Klafke
O Auto-Pensante
          filosofia barata & amizades caras

13/10/2008

Pois então meus amigos.
Eu leio todos nos falando com revolta de como a nossa sociedade cada vez mais se tornou ciente e acomodada.
Admitamos. Somos pessoas instruídas, capacitadas e relativamente bem informadas. Hoje mais do que nunca sabemos das artimanhas que senhores do poder usam para manter-se la e manipular nossas ações. Mas mesmo assim as coisas não mudam. Acredito que o mundo esta cheio de pessoas como nós, formadores de opiniáo, porém covardes demais para tomar atitude e mudar o que esta errado. Eu sei que afirmar isso é um chute no estomago. Escrever isso para mim é admitir o meu próprio erro.

Lembro do tempo quando era jovem e rebelde. Naquela época eu era muito amigo de uma médica, pelo menos uns 20 anos mais velha que eu. Ela sempre fazia de tudo para me colocar no caminho. Ela queria o meu bem, queria que eu tivesse sucesso na vida. Eu queria o mesmo, porém para ela sucesso era poder comprar tudo, poder pagar tudo. Ela sempre dizia que o sistema não pode ser mudado. O esperto se adapta e usa a seu favor. Tinhamos discuções terríveis a respeito. Horas inteiras. A grande diferença era que eu era um teórico. Ela era a prova do que dizia. Difícil discutir....
O tempo passou. Hoje sou mais informado, mais capacitado e esperimentado. Vi em outras experências que alcançar o tal sucesso é se vender ao sistema, jogar o jogo, torcer para o time mais forte.
Sabemos que o poder usa de todas as formas para nos proporcionar um falso conforto. Antigamente o forte usava da força para controlar o mais fraco. Hoje o controle é muito mais eficaz.
Nao estou falando nenhuma novidade. Nao há nada nestas palavras que vocês meus amigos não tenham deduzido com a intuição esperta formada neste mundo de informações fáceis e dinâmicas.
Entao aqui falamos, colocamos nossas idéias, rebeldes, modernas, conservadoras, anti aquilo, pos isso.... Mas de tudo isso só chego a uma conclusão. Somos todos hipócritas, hipcritas teóricos e práticos. Voce que esta lendo isso é um hipócrita.
Vivemos na merda, cheiramos o seu fedor, sentimos o seu calor e ficamos lá, porque sabemos que fora da merda nao há nada. O máquina do controle te convenceu de que a merda que te rodeia é boa e te faz bem.
Meu caros hipócritas, falamos e teoretizamos mas na verdade não mudamos nossas ações. Tudo se resumem a maxima do desejo consumista e realizões fúteis. Feliz é aquele que por nao pensar nao se da conta da situacao ridícula que vivemos. A ignorância é o unico paraiso. Os que pensam sao meros atores.

1 comment:

Eduardo Miranda said...

Os senhores do poder podem muito bem manipular nossas ações, mas só manipularão o pensamento daquele que o permitir. O pensamento é o teu último pedaço de integridade que ninguém pode meter a mão, queimar, nem dar choque. Se abrires mão dele, camarada, será por tua vontade. Nem que seja para aliviar as dores do corpo, ainda assim a vontatde do alívio...

Nada errado em ser jovem e utópico. São como sinônimos. Também lembro meus anos de salvador das causas - minhas causas ainda estão aí, só passei a encará-las com estratégia, e não mais na porralouquice. Todo mundo é/foi jovem, e jovem faz cagada mesmo - é inerente a ele. Mas insistir na cagada ao longo dos anos de amadurecimento, é fruta podre.

Pela ordem, camarada: Hipócrita é aquele que demonstra uma coisa, quando sente ou pensa outra, que dissimula sua verdadeira personalidade e afeta, quase sempre por motivos interesseiros ou por medo de assumir sua verdadeira natureza, qualidades ou sentimentos que não possui. A tua descrição pra mim encaixa mais com o conceito de comodismo - aquele que se conforma com infortúnios, vicissitudes, desconfortos e desgraças, conformado com uma situação com a qual não concorda inteiramente, e suporta o mal sem se revoltar...

Não há hipocrisia no conformismo, companheiro. Mas há conformismo de sobra na hipocrisia, pode crer!