O Auto-Pensante

Women's mind,
by Asky Klafke
O Auto-Pensante
          filosofia barata & amizades caras

15/10/2008

pobreza e miséria - blog action day


Pois é, caros pensantes, Blog Action Day é um blog que promove um evento anual sem fins lucrativos, que busca unir o mundo blogueiro para postarem sobre o mesmo assunto no mesmo dia. O objetivo é disparar um gatilho mundial para a discussão de temas relevantes - este ano o tema é Pobreza. E para falar em pobreza, eu gostaria de citar o que creio ser uma diferença importante - ou se não uma diferença, um fator importante.

A pobreza existe praticamente em todos os países do mundo. A diferença é a miséria, esta senhourinha perversa e cruel, que com sua fome de dignidade e sede de racionalidade, rouba-nos os mais básicos instintos de humanidade e nos atira na vala comum dos irracionais. Ela faz a diferença!

Vejamos a Irlanda: tem pobreza, desemprego, e gente que não quer trabalhar e prefere viver dos subsidios do governo, que são os impostos dos cidadãos que trabalham, mas sabe-se que é o preço a se pagar para que não haja miséria.E como o subisídio não é lá essas coisas, ele pede esmola na rua. Isso eu chamo de pobreza. No Brasil tem pobreza mas não tem subsídio do governo. E tem miséria, pois sem condições de sobreviver, o homem vira bicho, e como bicho usa seus instintos mais puros, mais básicos, não-lapidados pelos padrões sociais e comunitários que foram-nos impostos ao longo de toda a evolução humana. Aí ele partem para o tudo ou nada, para a lei da sobrevivência, o assalto, a violência, misturados com um sentimento de revolta, incompreensão, medo, desespero, numa mera questão de vida ou morte, aqui e agora.

No comments: