O Auto-Pensante

Women's mind,
by Asky Klafke
O Auto-Pensante
          filosofia barata & amizades caras

24/02/2018

Quem é você?

Diferentemente do grandessíssimo Vinícius Cantuária em Lua e Estrela (não, não é do Caetano!), que pergunta à menina do anel, "quem é você, qual o seu nome?" a pergunta aqui é mais retórica... na verdade, caberia melhor perguntar "O quê é você?"

Quando afirmamos a posse de uma coisa, por exemplo, um relógio, dizemos "este relógio é meu", ou "este é o meu relógio". Fazendo isso, determinamos a existência de 2 coisas: um relógio e um dono.

Quem é esse dono?

"Um ser humano", diriam... E como seres humanos, identificamo-nos assim: este é o meu corpo, esta é minha mente (ou estas são minhas idéias), e isto é o que eu sinto (ou estes são meus sentimentos). Corpo, mente/pensamentos, coração/sentimentos...

Mas quem é este "eu"?

Se não sabemos o que algo é, certamente não sabemos a funcionalidade que este algo tem. Assim, àquela pergunta "o quê/quem é você", poderíamos incluir "qual a sua funcionalidade?"

Creio que muita gente já concluiu, ou ao menos vai concordar que o objetivo do ser humano na vida, neste mundo, é ser feliz! Assim podemos afirmar que somos seres humanos e estamos neste mundo para sermos felizes... problema resolvido!

Agora, já que estamos aqui para sermos felizes, seria muito útil sabermos o que é a felicidade. Aí a coisa desanda novamente...

Tem uma história de um pescador português que, após ter saído cedinho para sua pesca, trazido os peixes para a praia e vendido eles todos, descansava tranquilamente encostado em seu barco. Um empreendedor passando por lá e vendo o homem naquela "inércia", aproximou-se e perguntou o quê ele fazia. O diálogo desenrolou-se assim:
- Estou a descansar, respondeu o pescador.
- Mas por quê não vais ao mar novamente pescar mais peixes?
- Para quê?
- Ora, assim podes vender mais!
- E para quê?
- Se venderes mais crias mais demanda, aí podes contratar outros ajudantes a salário mínimo para te ajudar, e assim aumentar a tua renda!
- E para quê?
- Em pouco tempo terás o suficiente para comprar uma pequena frota de barcos e aumentar muito mais a tua produção!
- Para quê?
- Com uma frota, podes por todos a trabalhar para ti e assim poderás descansar tranquilamente o resto dos teus dias!
- Mas não é isso mesmo que estou a fazer agora?
Não sei onde foi, só sei que foi assim...

Quem busca a felicidade, pode nunca achá-la... Se sua felicidade é um carro do ano, ela vai acabar no ano seguinte... se sua felicidade é o último modelo de smartphone, ela também vai acabar no próximo modelo. E se roubarem o seu carro ou seu smartphone então...

Buscar a felicidade significa assumir que ela não esta com/em você! Veja uma criança... ela é naturalmente feliz! Porque felicidade é inata, nasce conosco, mas ao longo da vida "aprendemos" a encobrí-la, ou podemos mesmo perdê-la totalmente de vista!

É isso: acorde feliz e decida ser feliz! Não deixe um café frio, ou uma fechada no trânsito roubar sua felicidade... nem um chefe rabujento, ou uma pessoa mal-educada.

A felicidade é sua, ela está dentro de você, e ninguém a tirá-la de você!

1 comment:

Luther said...

Muito bonito, e muito verdade. Grande texto!