O Auto-Pensante

Women's mind,
by Asky Klafke
O Auto-Pensante
          filosofia barata & amizades caras

03/05/2016

Rápido Tempo Lento

"Time is what keeps everything from happening at once"
Ray Cummings in The Girl in the Golden Atom, 1922.
Eis-me aqui novamente a falar sobre o tempo, um dos meus assuntos preferidos. Vezes falo do tempo perdido, vezes falo do tempo vivido. Assim poderia até chamar este post de "Em busca do tempo vivido", mas Proust provavelmente não aprovaria... Então chamei de rápido tempo lento mesmo.

A noção de tempo é inerente ao ser humano, todos sentimos, embora a ciência comprove que nossas percepções e sentidos são mestres em nos enganar. A percepção de tempo observada a partir de nossos sentidos é uma percepção puramente psicológica, e por isso mesmo cada um pode ter sua própria noção de tempo. Em certos dias, determinados eventos transcorreram de forma muito rápida, em outros, os mesmos eventos transcorreram de forma mais lenta, e expressões como "o tempo voa", "este ano passou depressa" ou "esta aula não acaba" soam bem comum a todos nós, mesmo que o relógio - aparelho especificamente construído para medida de tempo - mostre sua invariabilidade.

Precisamos de uma definição mais precisa para o tempo, e as duas áreas que podem nos dar essa definição seriam a ciência e a filosofia.

A Ciéncia nos diz que o tempo não flui. O tempo simplesmente é. O tempo é uma grandeza física presente em nosso cotidiano, e guarda íntima relação com espaço, matéria e energia. Para a ciência, tempo pode ser algo bem relativo, não só em um contexto cronológico (Chronos, deus do tempo eterno e imortal), mas também num contexto cairológico (Kairós, deus do tempo oportuno). E quando falamos em Chronos e Kairós estamos filosofando com os gregos..

Eis o dilema: quem explica o quê! E cá pra nós, camaradinha... Se os filósofos pré-Socráticos, os filósofos clássicos, os os helenistas entenderam o tempo, esse paradoxo que nem mesmo Einstein entendeu completamente, não serei eu aqui, ínfimo leitor de grandes trabalhos, que vou me atrever a entender!

Deixa eu ir que estou atrasado...

3 comments:

Luther said...

é doido, um enigma fascinante, ao mesmo tempo a aventura filosófica em busca de decifra-lo é um mergulho dentro de nós mesmos. Afinal, quem inventou o tempo sabia que o seu estava contado.

Eduardo Miranda said...

Grande Luther! Saudades dos tempos em que postávamos alguma filosofia neste espaço...

Abraço!

Luther said...

Ainda postamos, mas lento, muito lento mesmo.....
Abraco