O Auto-Pensante

Women's mind,
by Asky Klafke
O Auto-Pensante
          filosofia barata & amizades caras

06/09/2008

O Auto-Pensante

Cabeças de plantão, salvificai-vos!

Sem demoras nem delongas, deboca emboca, demente emmente - vamos em frente com o projeto de filosofia barata entre amizades cada vez mais raras & caras - fala aí Luther!

Como já dizia McLuhan: "O que a internet ajunta o homem não separa!"

-- Falou mesmo?
-- Sei lá!


Enfim, melhor assim do que assado, descassado e sem pudor, sem carinho ou amor, que coração e cabeça embora habitem o mesmo corpo são como sol e lua, cada um tem o seu espaço, seu próprio tempo e sua função específica. Sábio aquele que não mistura.

Casquemos então esse sentimento mais ou menos melancólico de incompletude, de privação, esse afastamento de algo ou coisa, essa ausência de certa experiências de não-sei-o-quê, e botemos a mão na massa, lasquemos o dedo na caneta, no lápis, no teclado, e pensemos, pensemos, pensemos... bem alto, por este Auto-Pensante!

Salve.

10 comments:

Luther said...

Adoro quando procura na simplicidade de fatos mundanos a verdade comprensível mas nao assimilada por prequiça ou puro desinteresse. “Tudo tem seu espaço e função específica”. Sim, tudo tem seu espaço, tudo tem sua função. Pois tudo, e primordialmente, tem uma verdade, única, básica, crua e percebida.

Pois se a verdade está tão constante na percepção, se é tão evidente, multicolorida e barulhenta, porque perder tempo matando neurônios que não nascerão de novo? Porque pensamos e repensamos em busca da verdade que esta sendo esfregada no nosso nariz o tempo todo?
Digo que pensamos porque podemos e porque queremos saber. Mas principalmente pensamos porque somos limitados, somos prisioneiros do corpo, encaixotados com um pequeno burado de dedão. No íntimo sabemos que a caixa é de papel, aberta com um murro. E porque não murramos então?

Pois é isso que devemos fazer. Tirar da frente o que nos cega. Tentar ver em toda a simplicidade das coisas que nos rodeiam a verdade.

Platão dizia que o filosofo é aquele que sai da caverna, quebra a corrente, vira a cabeça para ver de outro angulo e não aceita sombras com eco como verdade. Para mim estar aqui escrevendo é querer ver as coisas com outros olhos. Preciso desafiar a minha compreensão para descobrir uma mais rica, mais completa e satisfatória.

A busca começa desde que nascemos. Pensado e discutindo damos passos mais largos e nos tornamos livres de correntes. Nos tornamos auto, nos tornamos pensantes.

Eduardo Miranda said...

Diz-se que todo mundo tem suas crenças. Eu, particularmente, não gosto de citações, mas um ex-amigo certa vez teve a patchorra de me citar que "O único ser livre é o que se liberta das próprias crenças". Ele, crente de carteirinha quando lhe era conveniente, e que mostrava uma série de outros valores duvidosos quando se sentia acuado. Talvez ele estivesse apenas se libertando das suas amarras, mas confundiu crença com princípio, e acabou por indignar sua própria dignidade.

E porque isso? Sei lá! Senti vontade de postar quando li o papo do Luther sobre tirar da frente o que nos cega - o que eu concordo. E para olhar para a luz precisa-se de bons olhos, ou acaba-se cego de vez!

Enfim, o que eu quero mesmo é ver o negócio pegar fogo por aqui... assim que as pessoas assinarem o blog e passarem a postar!

Fabio said...

Prezados,
já que o assunto eh esse ae meio de verdade e tal, vou levantar a bola para um assunto que acho que ninguém da importancia que ele deveria ter... POLÍTICA!!!!
Quem aqui, consegue lembrar em menos de 30 segundos do nome dos que receberam seu voto na última eleição???

Eu lembro... NULO...

Quem topa um embate desses?
"EU VOTO X EU ANULO"

abs a todos!!
e minha sugestão eh que esses embates sirvam para algo e não somente pra filosofar ideias abstratas...

João Paulo said...

O momento não é de grande inspiração, mas como foi solicitado , estmaos aí para marcar a presença.....

Eduardo Miranda said...

Eu topo! Na verdade, estou topando tudo...

Mas eis algo que eu gostaria de sugerir: novos post quando mudarmos de assunto.

Por isso Fábio, sugiro que você sugira (!) o novo embate "Eu voto X Eu anulo" num novo post, e a "discussão" virá em forma de comentários.

O que acham?

Luther said...

Tinha que ser o Fabio....
Claro que conheço meu camarada velho de guerra. Se alguem perguntasse diria que ele nunca aceitaria perder tempo escrevendo sobre imaginas e teorias que no final não mudam nada.
Nunca concordamos, mas tambem nunca deixamos de ter alguns arranca rabos bons e contrutivos. Claro, sempre do meio de música e regado com muita cerveja. Bons tempos aqueles...
Bem, se é pra começar algo, porque não algo bem polêmico como o voto no Brasil. Isso é um assunto que vai render.....
Fabio, já que sugeriu, post alguma coisa ai. Não se preocupe. Vou tentar ao máximo, possível, excluir Platão da conversa.

Luther said...

E ai João.
Outro cara esperto. Prazer em ve-lo aqui.
Coloca uma foto ai cumpadi. Quero ver se vc engordou muito desde que casou. Sera?

Eduardo Miranda said...

Para dar "vasão" à nossa criatividade sufocada, para liberar as idéias que borbulham na cabeça de todos, vou tomar a iniciativa de transformar a sugestão do Fábio em post. Assim podemos discutir o assunto no lugar certo, porém...

(... porém, ah, porém / há um caso diferente / que marcou num breve tempo / meu coração para sempre / era dia de carnaval.)

... insisto que é necessário ser autor do blog pra postar assuntos novos para discussão, ou vai ser muito chato pra mim ficar transferindo assuntos pro blog, né?

Vou mandar os convites novamente...

Abraços.

Guitakano said...

manda pra mim.

Guitakano said...

Valeu