O Auto-Pensante

Women's mind,
by Asky Klafke
O Auto-Pensante
          filosofia barata & amizades caras

21/09/2008

Natureza, conforto e limites.

Queria pedir a opinião de vocês sobre a questão do meio ambiente. Nós somos contemporâneos de alguma historias que envolvem a cultura evolutiva burguesa onde ocorre o domínio total da natureza, e de outras onde claramente a mãe natureza reage e se vinga através de fenômenos naturais.

Será possível estabelecer um equilíbrio entre homem e natureza, onde continue existir o desenvolvimento tecnológico com vistas ao bem-estar da humanidade?

Digamos que sim. Qual será o impacto do modelo nas relações políticas e comerciais entre os países? Como controlar os países?

E os países socialistas, não deviam apresentar uma cultura ecológica radicalmente contraria ao modelo capitalista? Por que isso não ocorre?

E aí Auto-Pensantes o que fazer?

4 comments:

Luther said...

pois então meus amigos.
Já pensei muito sobre isso. A natureza está querendo de volta o espaço que nós tomamos. Maltratamos demais, somos demais, usamos tudo de pouco.
Hoje em dia o que não falta são teorias alternativas de como viver a sociedade em paz e harmonia conosco e com a natureza. Com modelos político-social extremamente razoaveis e engajamento de todos, poderiamos transcender muito além do que alcancamos hoje. Alguem ja leu A Ilha de Huxley? Excelente exemplo.... mas utópico.
O problema não está aí. Muitos já pensaram e repensaram. Mentes brilhantes estão escrevendo livros e pregando teorias por centenas de anos.
O problema é que usamos modelos velhos que não se aplicam mais. Não estou me referindo a capitalismo, comunismo ou globalização. Me refiro a velha organização primária. O forte domina o mais fraco. Enquanto isso não for derrubado nada vai mudar. O mais forte sempre vai achar uma maneira de continuar no poder. Sempre foi assim.
Não sei como acabar com isso. Para mim, aí já viajando, algo terrível teria que acontecer. Algo que redefinisse o nosso entendimento como sociedade. Algo mais poderoso, que não pudessemos evitar e que colocasse pusesse a prova o primeiro instinto intríseco de qualquer animal.

Sobrevivênvia....

A natureza vai nos colocar a teste. Minha esperança está em como sairemos desta.
Tem certas coisas que são elementares, que são porque nada que conhecemos poderia ser sem elas. Quando voltarmos ao elemntar, com a experiência que acumulamos, daí sim finalmente poderá haver harmonia.

Guitakano said...

Concordo com o Luther, os testes da natureza estão aí... Agora a pergunta é a seguinte: A tecnologia vai nos salvar ou ajudar a derrubar?

Acho que nós vamos nos safar com tranqüilidade, mas já não posso dizer o mesmo dos nossos filhos.

Eduardo Miranda said...

Pô Gui, tú vai ficar postando perguntinha melada, vai? Mete o pau, cara! Não fica em cima do muto não... toma partido camarada, mostra a cara!

Pela ordem, então:

Será possível estabelecer um equilíbrio entre homem e natureza? Desacredito (que é bem diferente de não-acreditar). O equilíbrio só seria possível se o homem colocasse a natureza à frente do dinheiro; o dinheiro é o principal interesse do bicho-homem, de longe - tanto no tempo quanto na prioridade... descrença pela humanidade: poucos estão preparados para abrir mão de um bem para o próximo. Essa putaria econômica não é mais do que isso: os que têm muito querem cada vez mais, não se contentam - não admitem - dividir, compartilhar, doar, nenhum desses vocábulos faz parte da cartilha do mercado. Só que não há mágica nos números: se uns têm muito, é porque outros têm pouco.

Quanto aos países socialistas apresentarem uma cultura ecológica radicalmente contraria ao modelo capitalista, eu acho que não procede. Não misturemos alhos com cebolas (!). O modelo econômico e social não é barreira ideológica-ecológica. Embora socialistas, todos têm interesses econômicos, independentemente se regulam suas regras pelo "mercado" ou pelos Comitês Partidários". A podridão ronda igualmente o poder e o dinheiro.

O forte dominando o mais fraco - Quer instinto mais primário que este? Pura sobrevivência - elimina teu inimigo! A pobreza é inimiga da riqueza. O rico não quer apenas ficar mais rico, ele quer erradicar a pobreza eliminando o pobre - dói os olhos, não o coração. Ao invés esperarmos que algo mais terrível ainda aconteça, o povo precisa se conscientizar de que é na Política que poderemos tentar alguma coisa. Políticos descentes (!?!) que invistam na Educação de base... é esse o primeiro instinto intríseco de qualquer animal - conhecimento, a base para tudo.

Guitakano said...

Edu, WFIT... rs

Retornando:

O equilíbrio pra mim é bastante utópico e será sempre muito difícil de ocorrer. Acredito na capacidade do homem e animais de se adaptarem, então acho que essa é a troca que existe, mesmo sendo injusta com a natureza. É evidente que a natureza vai acabar reagindo com todo tipo de desastre natural que possamos prever e mais ainda, mas na minha opinião a evolução do homem e novas tecnologias acompanham esse ritmo... ou até mesmo superam.

Acho também que para nós esse mundo do futuro seria uma merda, mas basta perguntar para os mais experientes, idosos ou velhos que eles dirão como o mundo antes era melhor, as crianças eram mais felizes e os políticos eram mais honestos. E se analisarmos qualquer exemplo bobo como os meios de transporte, não há comparação entre viajar dias no lombo de um jegue ou algumas horas no ar condicionado de um carro ou avião. Quem sabe um dia, nós mesmos, vamos reclamar do tele transporte para nossos netinhos e dizer que na época do presidente X o povo dava valor a isso ou aquilo e que todos votavam e não existia presidente intergaláctico etc. e tal.

Sobre o socialismo... OK, todo mundo corre atrás de dinheiro mesmo, até pra pagar as contas do estado, mas pra mim, é uma baita incoerência os países chamados socialistas estarem hoje no topo das paradas de destruição, desmatamento e exploração do trabalho infantil. É um Cú-Mulo, pelo menos em teoria devia existir um achatamento da classe trabalhadora nesses países, mas parece que o dinheiro, os ditadores e as máfias não permitem que isso ocorra.